GESTÃO: Carlos Eduardo Gabas é o novo ministro da Previdência Social

Publicado: 02/01/2015 12:22
Última modificação: 05/01/2015 19:14

“Continuaremos trabalhando para a sociedade brasileira”

 

Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, assume cargo em cerimônia

Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, assume cargo em cerimônia

De Brasília (DF) – Carlos Eduardo Gabas assumiu o Ministério da Previdência Social, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (2), em Brasília. Secretário-executivo da Previdência desde 2011, Gabas comandará a pasta no lugar de Garibaldi Alves Filho, que conduziu o ministério entre 2011 e 2014.

Garibaldi agradeceu a todos da equipe que o ajudaram na condução dos trabalhos em sua gestão e destacou o apoio de Gabas. “Ele sabe tudo. Aprendi muito com Gabas. Ele realmente se preparou para ser ministro da Previdência”, declarou. Muito emocionado, Garibaldi disse ainda que está tranquilo com sua saída: “sei que deixo o ministério em excelentes mãos”.

Servidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Carlos Eduardo Gabas foi o primeiro servidor do Instituto a se tornar ministro da Previdência, cargo que ocupou no período de 31 de março de 2010 a 3 de janeiro de 2011. Durante o discurso, garantiu que sua gestão não reduzirá direitos dos trabalhadores. “As medidas já anunciadas, que estão agora no Congresso Nacional, não retiram direitos conquistados pelos trabalhadores. Apenas corrigem algumas distorções para garantir a sustentabilidade da Previdência”, afirmou.

Gabas ressaltou, também, o trabalho já realizado junto à Previdência Social, que deu fim às filas e modernizou o atendimento aos segurados, e disse que está preparado para os desafios futuros de sua gestão. “Com o comprometimento de todos, continuaremos fazendo as mudanças necessárias. Continuaremos trabalhando para a sociedade brasileira”, declarou.

Perfil – O novo ministro é pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha) e possui especialização em Gestão de Qualidade, com foco no Atendimento do Serviço Público, na ENAP e FGV. Tem formação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba (SP), cidade onde nasceu, em 1965, e atuou como bancário e professor.

Gabas ingressou no Serviço Público Federal, em 1986, por meio de concurso realizado em março de 1985, no cargo de Agente Administrativo do extinto IAPAS que, junto com o INPS, deu origem ao atual INSS. Desde o início, contribuiu para a organização sindical da categoria previdenciária.

Em janeiro de 2003, a convite do então Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, tornou-se Superintendente Estadual do INSS em São Paulo. Em 2005, foi nomeado para a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social. Como presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social – OISS já representou o Brasil em vários eventos internacionais.

Em setembro de 2009, presidiu a “Reunião Tripartite de Especialistas sobre Estratégias para a Extensão da Cobertura da Seguridade Social”, que reuniu representantes de governos, trabalhadores e empregadores de todos os continentes, na sede da Organização Internacional do Trabalho – OIT (Genebra-Suíca). (Natália Oliveira e Renata Brumano)

 

Informações para a imprensa:

(61) 2021-5109

Ascom/MPS