ESPECIAL 92 ANOS: Previdência comemora aniversário com série de homenagens

Publicado: 21/01/2015 11:27
Última modificação: 21/01/2015 15:45

Evento reúne autoridades, servidores e segurados da instituição

HASTEAMENTO

Autoridades fazem hasteamento da bandeira em comemoração aos 92 anos da Previdência Social. Foto: Erasmo Salomão

Da Redação (Brasília) – No dia 24 de janeiro, sábado próximo, a Previdência Social comemora 92 anos. No mesmo dia, é comemorado, também, o dia do aposentado. Para celebrar, o Ministério da Previdência Social preparou uma série de eventos, em Brasília. Autoridades e segurados homenageados participaram, nesta quarta-feira (21), do hasteamento da bandeira e da execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar do Distrito Federal.

Os convidados também puderam conhecer o escritório original de Eloy Chaves, onde, em 1923, ele assinou o Decreto de criação da Previdência Social do Brasil. Em cerimônia no auditório do Ministério da Previdência, autoridades discursaram ao público de servidores e segurados. A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol da Silva Iwai, ressaltou as medidas de gestão tomadas nos últimos anos, que melhoraram o atendimento e acabaram com as filas nas agências. “Parabéns aos gestores que já passaram e os que agora comandam a Previdência. Parabéns às pessoas que constroem a Previdência”, declarou.

O senador José Pimentel, que já foi ministro da Previdência, contou dos desafios que enfrentou durante a gestão e destacou a aprovação da lei que permitiu a expansão da rede de atendimento do INSS. “Foram 92 anos. Que comemoremos mais 92”, comemorou.

O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Marcelo de Siqueira Freitas, que representava o ministro Carlos Eduardo Gabas, disse que a participação da população tem sido fundamental para o sucesso da Previdência. “Esta é uma instituição forte, que tem 92 anos, mas que consegue ser formosa porque conta com os esforços dos brasileiros que fazem suas contribuições para o sistema, daqueles que, embora aposentados, continuam trabalhando pelo nosso país e dos servidores que, com a força dos seus braços, colocam a máquina do INSS, do MPS, da Previc e da Dataprev para funcionar em prol do nosso público-alvo”, afirmou.

Os convidados confraternizaram com o bolo de aniversário. Cantaram “parabéns a você” e homenagearam a pensionista Ida Figueira Bessa, que comemora 92 junto com a Previdência Social. Ela agradeceu a atenção de todos e contou que estava muito feliz. “A Previdência me ajudou e me ajuda até hoje. Alimentei todos os meus filhos. Obrigada”, disse.

 

Informações para a Imprensa

Renata Brumano

(61) 2021-5102

Ascom/MPS