ESPECIAL 92 ANOS: Central 135 realizou mais de 56 milhões de atendimentos em 2014

Publicado: 19/01/2015 15:07
Última modificação: 03/09/2015 11:01

Canal é considerado um marco na história do atendimento da Previdência Social

Da Redação (Brasília) – A Central 135 da Previdência Social registrou um volume de 56 milhões de chamadas em 2014. A implantação do canal de atendimento ao cidadão é considerada um marco na história da Previdência Social junto com o agendamento eletrônico, que permitiu ao segurado marcar dia e hora, sem sair de casa, para ser atendido, colocando fim às longas filas na porta das agências em todo o País.

Com a criação da Central 135, o cidadão passou a contar também com os serviços da Agência Eletrônica na internet (www.previdencia.gov.br). O Sistema de Agendamento Eletrônico proporcionou ao segurado a possibilidade de programar a sua ida até as agências da Previdência, sem necessidade de perder tempo em fila. Assim, antes de chegar a uma unidade de atendimento da Previdência, o segurado já havia sido informado pelos operadores da Central sobre a documentação e requisitos necessários para dar entrada, por exemplo, no pedido dos benefícios.

Hoje, a Central 135 realiza uma média de 4,7 milhões de atendimentos por mês. Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos, que entram em contato com a Previdência por meio do canal de atendimento, estão a procura por informações gerais sobre situação do benefício, preenchimento de GPS, data da perícia agendada, entre outros serviços da Agência Eletrônica. Demandas como essas são responsáveis por 60% do volume de atendimento realizado pela Central. O restante das demandas requeridas pelos cidadãos se refere à marcação de perícia, agendamento de benefícios, inscrição na Previdência Social, Ouvidoria, além de outros serviços, como emissão de certidões e atualização de endereço.

A Central 135 funciona, das 8h às 23h, de segunda a sábado, nos estados que adotaram o horário de verão. Nas demais locais, o horário de atendimento é de 7h às 22h. A ligação para 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo, e tem o custo de uma chamada local, se realizada de celular. Aos domingos, o canal funciona apenas para atendimento eletrônico.

Atendimento- A Previdência Social possui uma rede com mais de 1.500 unidades de atendimento, deste total 1.495 são Agências de Previdência Social, responsáveis por atender a população em todo o País, esse número ainda deve aumentar em 2015 com a inauguração de novas unidades. Na região Norte, a Previdência mantém cinco barcos que realizam o atendimento itinerante a localidades de difícil acesso .

 

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Ligia Borges

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Ascom/MPS