GESTÃO: Previdência instala unidade de conservação de documentos em Mossoró

Publicado: 19/12/2014 19:11
Última modificação: 22/12/2014 17:13

INSS mantem outros 57 centros para cuidar de documentos previdenciários

Da Redação (Brasília) – A Previdência Social implantou um novo Centro de Documentação Previdenciária (CEDOCPREV) no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A unidade de conservação de documentos, inaugurada na sexta-feira (19) pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, gerenciará documentos das diversas unidades da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município. O Instituto mantem outros 57 centros espalhados pelo país.

 

Entre os tipos de documentos armazenados no centro estão: processos de aposentadoria, auxílio maternidade, benefícios assistências, atualizações de informações trabalhistas e previdenciárias, laudos médicos periciais, dentre outros. Para realizar este trabalho, o CEDOCPREV foi equipado com quatro galpões de armazenagem, salas para higienização de documentos, conservação, restauração e digitalização. O Centro vai contar com o trabalho de 14 servidores, que ficarão responsáveis pela gestão dos documentos.

 

Os CEDOCPREVs são responsáveis pelo arquivo e conservação do acervo documental do INSS. “Os documentos podem ser utilizados como fonte de informação, auxiliando os servidores na execução de suas atividades no Instituto, além de servir para registrar a história previdenciária brasileira. Por isso, é fundamental para a Previdência contar com centros de conservação desse tipo”, explicou o ministro Garibaldi Alves Filho.

 

A unidade de Mossoró foi construída em uma área de 2.885 m² e já está com toda a infraestrutura externa concluída, contando com estacionamentos e sinalização, além de possuir mobiliário e equipamentos para permitir o seu funcionamento. O valor investido na obra é superior a R$ 1,7 milhão. O centro de documentação vai funcionar na Rua João Almino, s/n, no bairro Aeroporto, próximo à Agência da Previdência Social do município.

 

O primeiro CEDOCPREV implantado foi em São Paulo, em setembro de 2008. Na época, a documentação estava desorganizada e sem as condições adequadas de armazenamento e preservação. Uma equipe formada por cerca de mil servidores do Instituto foi treinada para realizar a gestão dos dados e organizar mais 100 mil caixas com documentos.

 

Previdência em Mossoró – A agência de Previdência Social de Mossoró é responsável pelo pagamento de benefícios dos moradores dos municípios Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró e Upanema. A unidade é responsável pela manutenção mensal de mais de 44 mil benefícios, injetando na economia da região mais de R$ 51,6 milhões.

 

Informações para a imprensa

Ligia Borges

(61)2021-5779

Ascom/MPS