CONFERÊNCIA: Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora tem início nesta segunda

Publicado: 15/12/2014 21:00
Última modificação: 03/09/2015 11:17

Evento acontece segue até o dia 18 de dezembro

Da Redação (Brasília)- A abertura da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CNSTT ocorreu na noite desta segunda-feira (15). O objetivo desta edição da Conferência é propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, aprovada no último ano pela Presidenta Dilma Roussef.

O secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Brunca, participou da mesa de abertura e destacou que a CNSTT é um importante fórum, deliberativo, para o campo da saúde do trabalhador “Nós reconhecemos a importância deste evento para a consolidação das políticas públicas neste âmbito, por isso estamos participando ativamente da Conferência, com 19 delegados da Previdência Social e um estande para fornecer informações aos participantes”, complementou Brunca.

O Diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional-DPSSO do Ministério da Previdência Social, Marco Pérez, também participou da abertura do evento e destacou: “vamos demonstrar durante os três dias de evento os avanços que obtivemos desde a última conferência em 2005, como o FAP e o NTEP, que nós implantamos,  e vamos trazer ao debate também propostas de aprimoramento de alguns pontos como a reabilitação profissional”. O Dr. Marco Pérez fará uma palestra amanhã, às 8h.

Durante o evento serão debatidos nos sub-eixos os seguintes temas: I – O Desenvolvimento socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; II – Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; III – Efetivação da Política Nacional de Saúde e do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e IV Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.

A CNSTT é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e conta com a participação e colaboração do Ministério da Saúde; Ministério da Previdência Social; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Agricultura; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério das Cidades; Secretaria de Políticas para Mulheres; Associação dos Advogados da América Latina – ALAL; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Anvisa; Fiocruz; Fundacentro; CUFA, entre outros.

Alguns órgãos internacionais também estarão presentes como: Ministério da Saúde da Argentina, Ministério da Saúde da Venezuela, Ministério da Saúde do Paraguai, Ministério da Saúde do Uruguai e Ministério da Saúde do Chile. A Organização Internacional do Trabalho – OIT e Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS também confirmaram presença.

Confira a programação completa da CNSTT. Para mais informações acesse o site da Conferência aqui ou entre em contato com a Secretaria da 4ª CNSTT, Fone (61) 3213-8532/8528, e-mail 4cnstt@saude.gov.br.

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB.

Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 02, Conj. 63, Lote 50, Brasília/DF.

Data: 15, 16, 17 e 18 de Dezembro.

 

Informações para a Imprensa:

Natália Oliveira

61-2021-5321

Ascom/MPS