ATENDIMENTO: População de Nísia Floresta (RN) recebe agência nova da Previdência Social

Publicado: 22/12/2014 19:32
Última modificação: 03/09/2015 14:22

Unidade vai beneficiar população de mais de 26 mil habitantes

Da Redação (Brasília)- A Agência da Previdência Social inaugurada pelo ministro Garibaldi Alves Filho nesta segunda-feira (22), em Nísia Floresta, é a unidade de número 300 do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) entregue durante a sua gestão à população de municípios brasileiros. Ao todo, das 720 novas unidades do INSS previstas no PEX, 358 estão em funcionamento.

A Previdência Social investiu mais de um milhão de reais na construção da agência de Nísia Floresta. Ela vai beneficiar a mais de 26 mil habitantes. Antes da instalação da unidade, a população tinha que se deslocar 22 quilômetros, para ser atendida no município de Parnamirim. O Plano de Expansão tem levado serviços previdenciários para municípios em todo o Brasil que possuam mais de 20 mil habitantes e que ainda não tenham agência do INSS.

A nova agência possui quatro guichês de atendimento e duas salas – uma para perícia médica e outra para serviço social – com capacidade para realizar uma média de 600 atendimentos por mês. Além disso, a unidade foi construída obedecendo às normas de sinalização e acessibilidade para garantir a segurança indispensável aos cidadãos que se dirigem à Previdência em busca de atendimento.

Por mês, a APS Nísia Floresta ficará responsável pelo pagamento de mais de 3 mil benefícios, transferindo mensalmente R$ 3,1 milhões para a economia da região. A maioria dos beneficiários é da previdência rural – 1.900 do total – o que corresponde a uma movimentação de R$1,8 milhão para o pagamento desta clientela. A Agência vai funcionar na RuaTerezinha Francelino Mendes da Silva, S/N – Centro – Nísia Floresta/RN. O atendimento ao público será das 7 às 13 horas.

Investimento – Com a inauguração da agência de Nísia, o Rio Grande do Norte passa a contar com 37 agências para realizar o atendimento previdenciário no estado. Desde 2011, foram entregue agências novas aos moradores de Touros, Baraúna, Nova Cruz, Extremoz, Monte Alegre, Macaíba, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e São Miguel.

Nísia Floresta – O município foi batizado em homenagem à escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta. Ela começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, a igualdade política dos sexos e a libertação dos escravos. Na Europa, Nísia Floresta publicou algumas de suas mais importantes obras, escritas originalmente em francês e em italiano, boa parte delas ainda sem tradução para o português.