PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Ministério da Previdência faz parceria com atuários do IBA

Publicado: 05/11/2014 19:26
Última modificação: 05/11/2014 19:26

Objetivo é realizar estudos e pesquisas sobre o Regime de Previdência Complementar

 

SPPC e IBA durante a 1ª reunião depois do acordo

SPPC e IBA durante a 1ª reunião depois do acordo

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) realizou, nesta terça-feira (4), a primeira reunião depois da assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), em 30 de outubro. O objetivo da parceria é melhorar a qualidade e a transparência das informações a respeito do Regime de Previdência Complementar, por meio de estudos e pesquisas que possam mensurar o desempenho das entidades envolvidas.

Nesse primeiro encontro, SPPC e IBA falaram sobre os temas considerados relevantes para as futuras ações, como anuidades, transferência de risco, ajustes pontuais na legislação vigente, entre outros. O primeiro assunto sobre os quais os atuários do IBA vão se debruçar é a solvência dos planos de benefícios – ou seja, a capacidade dos planos de honrarem seus compromissos.

O secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, falou sobre a relevância desse acordo com o IBA. “Essa parceria é muito importante para nós porque poderemos pensar com mais segurança nas estratégias para o longo prazo. Com os atuários nos auxiliando, queremos fazer estudos para avaliar melhor nossas políticas públicas”, explicou.

Mariz disse, ainda, que, por meio do acordo com o IBA, quer capacitar os servidores da SPPC. “Esperamos poder levar ainda mais conhecimento sobre atuária aos nossos servidores, que lidam com esse tipo de informação todos os dias”, reforçou.

A SPPC e o IBA pretendem constituir um fórum conjunto permanente para debater temas que sejam do interesse comum das instituições, como a formulação de políticas públicas, diretrizes e regulação do Regime de Previdência Complementar. O acordo firmado não tem custos para o ministério e tem prazo indeterminado.

IBA – o instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivos incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica.

 

Informações para imprensa:

Renata Brumano

(61) 2021-5102

Ascom/MPS

Voltar para o topo