RPPS: Regimes Próprios de Estados e Municípios debatem gestão da Previdência

Publicado: 23/10/2014 19:03
Última modificação: 03/09/2015 11:17

Grupos de trabalhos se reúnem em Brasília para debater certificação e censo previdenciário

Grupo de Trabalho traça novas diretrizes para a modernização e aprimoramento da gestão dos RPPS. Foto: Nicolas Gomes

Grupo de Trabalho traça novas diretrizes para a modernização e aprimoramento da gestão dos RPPS. Foto: Nicolas Gomes

Da Redação (Brasília) – Representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Estados e Municípios se reúnem em Brasília para discutir novas diretrizes para a modernização e aprimoramento da gestão dos RPPS. Os participantes estão divididos em dois grupos de trabalho que foram constituídos  a partir do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social- CONAPREV e oficializados através de portarias.

O primeiro atua na certificação dos RPPS e tem como foco construir parâmetros de Controles Internos e Externos, Governança Coorporativa e Educação Financeira. O objetivo é traçar diretrizes para uma gestão mais moderna e eficiente, criando referências através de níveis de qualificação. A adesão dos estados e municípios é voluntária e pode ser feita de acordo com os níveis propostos. O Nível I da proposta em debate lança requisitos mínimos de qualidade na gestão e o Nível III parâmetros mais avançados.

O segundo grupo se reuniu para debater a realização de um censo previdenciário de servidores ativos de 14 municípios e dois estados. O objetivo é digitalizar informações de servidores da ativa e organizá-las em bancos de dados modernos. O trabalho será realizado por empresa especializada após licitação. Os municípios e estados foram escolhidos por meio de um edital público, com critérios de qualificação para a escolha.

Proprev II– Os grupos de trabalho estão desenvolvendo atividades relacionadas ao Programa de Modernização da Gestão da Previdência Social (Proprev II), o programa é fruto de uma parceria entre o Governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Informações para a Imprensa

Natália Oliveira

(61) 2021-5321

Ascom MPS