RS: Gerência em Porto Alegre promove curso para dirigentes sindicais

Publicado: 25/09/2014 11:10
Última modificação: 25/09/2014 11:10

Curso de Disseminadores das Informações Previdenciárias contou com 85 participantes no primeiro encontro

De Port Alegre (RS) – O Núcleo de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Alegre deu início ontem (24), ao Curso de Disseminadores das Informações Previdenciárias, iniciativa proposta no mês de maio durante reunião do Conselho de Previdência Social, e desenvolvida em parceria com a Central Única de Trabalhadores (CUT-RS). Na abertura do evento o gerente-executivo, Haidson Pedro Brizola da Silva, ressaltou a importância de ações como essa, que contribuem para que o cidadão tenha consciência dos seus direitos. O gerente citou como exemplo as pessoas que, apenas no momento da aposentadoria, ficam sabendo que vão receber o menor valor de benefício, quando poderiam ter complementado suas contribuições e acessado um valor maior.

O curso teve início com uma rápida exposição da coordenadora do núcleo, Maria José Alves Machado, que informou ao público sobre os objetivos do curso, dentre os quais, evitar que as pessoas tenham que recorrer a terceiros ou atravessadores para acessar os benefícios a que têm direito. Maria José também apresentou o Programa de Educação Previdenciária(PEP) e as ações realizadas através dele, salientando que o PEP busca atingir diversos públicos, inclusive o aposentado que, segundo ela, possui papel fundamental na disseminação do conhecimento previdenciário, pois leva essas informações aos seus familiares e amigos.

Dividida em dois encontros, a capacitação é ministrada pelo analista e educador previdenciário, Paulo Goulart da Silva, que no primeiro dia de atividades abordou uma série de informações, passando pelo histórico e evolução da Previdência Social, categorias de segurados, inscrição e filiação, e condições para o reconhecimento de direitos. O próximo, e último encontro, acontece no dia 1 de outubro.

O evento contou com a participação de 85 pessoas, sendo a maior parte dirigentes sindicais e trabalhadores de 30 entidades pertencentes ao Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador, além de servidores da Regional Porto Alegre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo o representante da CUT-RS, Paulo Rodolfo Pacheco Ribeiro, responsável pela coordenação das inscrições e divulgação do curso junto aos sindicatos, houve grande procura pela oportunidade, “Reflexo da pouca informação no movimento sindical”, constata. Para ele, todos se beneficiam com a disseminação desse tipo de conhecimento. “Se o trabalhador tiver ciência de seus direitos, de como ter acesso a eles, facilita a vida de todo mundo”, conclui. (ACS/RS)

Voltar para o topo