OUVIDORIA: OUGPS comemora 16 anos

Publicado: 20/08/2014 11:13
Última modificação: 21/08/2014 11:54

O índice de resolutividade da Ouvidoria é de aproximadamente de 99%

Mano Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)

Mano Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)

 

Da Redação (Brasília) – Hoje, dia 20 de agosto, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OUGPS) comemora 16 anos de funcionamento. O principal motivo para celebrar a data é o índice de resolutividade de aproximadamente 99%. Desde sua criação, em 1998, foram solucionadas, aproximadamente, 2,591 milhões de manifestações das 2,619 registradas. Apenas em 2014, até o final de julho, já foram recebidas mais de 100 mil novas demandas.

“Quando o cidadão registra uma manifestação junto à Ouvidoria, ele está oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar e, portanto, também de melhorar a própria gestão. Mais do que uma reclamação ou uma denúncia, o que é o cidadão efetivamente quer é que os serviços sejam prestados com qualidade”, esclareceu o ouvidor-geral da Previdência Social, Francisco Mano Barreto.

Além das inúmeras manifestações diárias, a Ouvidoria está constantemente envolvida em projetos que visam aperfeiçoar o serviço público prestado. Está sendo modernizado o Sistema de Ouvidoria, o SOUWeb, na versão 2, que possibilitará a interação simultânea de vários sistemas corporativos e bancos de dados da Previdência Social, otimizando a resolutividade da demanda.

O SOUWeb V.2 contribuirá para que sejam agilizados os trâmites necessários ao trabalho cotidiano da Ouvidoria, proporcionando maior celeridade ao registro de novas manifestações, tanto as realizadas por meio da Central 135 quanto as feitas pelo próprio cidadão no Portal da Previdência Social. Com a implementação do SOUWeb V.2, haverá treinamentos junto às gerências executivas, superintendências, corregedorias e auditorias regionais, juntas de recurso e unidades da Central de Atendimento 135, com objetivo de orientar a utilização do novo sistema.

Esforços estão sendo envidados, ainda, na resolução de demandas que são direcionadas a órgãos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o atendimento dos pedidos, grupos de trabalho (GTs) coordenados por servidores da Ouvidoria atuam em gerências-executivas na intenção de que sejam resolvidas as manifestações registradas pelos cidadãos.

Histórico – Criada em 1998, a Ouvidoria Geral da Previdência Social  se tornou uma das maiores ouvidorias públicas da América Latina e a mais antiga da administração direta. O cidadão pode acionar a OUGPS ligando 135 ou pela página eletrônica da Previdência Social.

 

Mais informações:

Rafael Toscano

(61) 2021-5481

Ascom/MPS