Publicado: 07/08/2014 13:41
Última modificação: 07/08/2014 13:42

Benefícios e contribuições são temas das perguntas na manhã de hoje (7)

 

 

De Salvador (BA) – Os ouvintes do “Manhã Excelsior”, transmitido pela Rádio Excelsior (840 AM) esclarecem dúvidas sobre aposentadoria e outros assuntos previdenciários no final da manhã de hoje (7). Diretamente dos estúdios da emissora, o chefe do Serviço de Reconhecimento de Direitos da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Salvador, Gabriel Cerqueira, respondeu, ao vivo, perguntas do público.

 
Cerqueira esclareceu as diferenças entre os tipos de aposentadoria pagos pelo INSS e explicou as condições estabelecidas pela legislação para a concessão de cada espécie de benefício. O gestor enfatizou as particularidades entre as prestações destinadas aos trabalhadores rurais e expõs as regras para a comprovação do exercício de atividade em regime de economia familiar. O entrevistado falou ainda sobre a forma de cálculo do valor mensal do benefício.

 
Cerqueira abordou também as contribuições previdenciárias e esclareceu quais as categorias de segurados que podem ser beneficiadas com a alíquota reduzida de 5%, a exemplo da dona de casa. Outras perguntas respondidas versaram sobre o cômputo de tempo de contribuição para trabalhadores que exercem mais de uma atividade no mesmo período e a  devolução de valores em caso de recolhimento indevido, entre outros temas.

 
A quantidade de ligações recebidas pela Rádio Excelsior estendeu a participação de Cerqueira, inicialmente prevista para meia hora, por mais vinte minutos. No final, o apresentador do Manhã Excelsior, Fernando Cabus, elogiou a participação do gestor e agradeceu a disponibilidade do Instituto para orientar os ouvintes. “Informação é muito importante”, finaliza.

 

 

Mais informações:

Conceição Menezes

(71) 3243-8410

ACS/BA