BA: INSS dialoga com população em Caturama

Publicado: 03/07/2014 13:31
Última modificação: 03/07/2014 17:05

Ação educativa leva informações previdenciárias para 100 lavradores do município

 

De Vitória da Conquista (BA) –  O Núcleo de Educação Previdenciária da Agência da Previdência Social em Paramirim (BA) realiza palestra para esclarecer dúvidas previdenciárias de trabalhadores rurais do município de Caturama, interior do Estado. A ação educativa, em parceria com o Sindicato Rural, disseminou informações para 100 lavradores reunidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, no início da semana.

 
Os técnicos  do Seguro Social abordaram temas relacionados à concessão de benefícios previdenciários, como a comprovação de atividade rural e a documentação necessária para o requerimento. Também foram esclarecidos tópicos como renda per capita, composição do grupo familiar e avaliação social, utilizados para fins de reconhecimento do direito aos benefícios assistenciais para idosos e pessoas com deficiência.

 
A equipe técnica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda alertou os participantes da palestra quanto a ilegalidade de saques realizados após o óbito de segurados, prática ainda comum, passível de penalidades, como cobrança, multas e inscrição dos nomes em Dívida Ativa. A segurança dos beneficiários também foi pauta na palestra. Os educadores reforçaram a necessidade de manter o sigilo de senhas bancárias e dados pessoais, evitando, assim, fraudes e empréstimos consignados indesejados.

 
Mais informações:

Cristiane Tavares

(77) 3420-6710

ACS/BA