EVENTO: IV Fórum Gestão da Informação Corporativa é aberto em Brasília

Publicado: 04/06/2014 13:38
Última modificação: 03/07/2014 17:07

Evento continua até esta quinta-feira (5)

 

 

04_JUN - IV FÓRUM GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA 044 copy

Evento conta com a parceria entre os Ministérios da Previdência e Planejamento

Da Redação (Brasília) – Foi a partir do lema “informações transparentes, processos inteligentes” que começou nesta quarta-feira (4) o IV Fórum Gestão da Informação Corporativa na Administração Pública, no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília.  O evento, realizado em parceria pelos ministérios da Previdência Social (MPS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) visa discutir os processos de gestão da informação e documentação na Administração Federal, de modo a estimular o acesso à informação digital. Para acessar a programação clique aqui.

Na abertura do evento, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destacou a importância da gestão da informação para o combate à burocracia, segundo ele, um dos maiores inimigos da Administração Pública. De acordo com o ministro, a gestão da informação é fundamental para o alcance das metas institucionais e para a tomada de decisões. Segundo ele: “sem informação, não há gestão segura.”

Ainda na abertura do fórum, o secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Fernando Braga, ressaltou o desafio que é conduzir os sistemas de tecnologia da informação e a gestão da informação na Administração Pública Federal. O Secretário destacou as informações disponíveis aos cidadãos em sites como o Portal de Dados Abertos e o Portal de Serviços, gerenciados pelo Ministério do Planejamento. Fernando Braga anunciou ainda o desenvolvimento pelo Mpog do projeto Esplanada sem papel que pretende estimular a conversão de documentos físicos para o formato digital, de modo a dinamizar o acesso e a disseminação de informações nos órgãos da administração federal.

Em sua palestra sobre o gerenciamento da informação corporativa da Previdência Social, a coordenadora da assessoria de Gestão Estratégica e Inovação Institucional do Ministério da Previdência, Nicir Maria Gomes Chaves, defendeu o estabelecimento de uma política sólida da gestão da informação e de documentação nos órgãos públicos. De acordo com Nicir Chaves, a produção e o arquivamento de documentos representam uma área estratégica nas organizações. Segundo ela, é preciso inovar para o alcance de sistemas ágeis de informação.

O evento – O IV Fórum Gestão da Informação Corporativa continua até esta quinta-feira (5). Na programação estão previstas palestras com representantes da gestão documental e da informação de órgãos como o Ministério da Previdência, do Planejamento, do Arquivo Nacional e da Universidade de Brasília (Unb)

O evento é direcionado, principalmente, a gestores públicos que atuam nas áreas de Planejamento, Inovação e Organização, Logística, Gestão da Informação e Documentação, Tecnologia da Informação e Documentação de Arquivos.

 

Confira as apresentações de hoje nos anexos:

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Anexo IV

Informações para a imprensa:

Ana Carolina Melo

(61) 2021-5311

Ascom/MPS