RN:Benefícios da Previdência Social movimentam economia dos municípios

Publicado: 25/04/2014 18:09
Última modificação: 29/10/2014 18:39

INSS aquece comércio da maioria das cidades do RN

De Natal (RN) – Até o dia 8 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem os benefícios referentes ao mês de abril. No Rio Grande do Norte, será transferido para os 526 mil beneficiários, o montante de R$ 389 milhões. Com os repasses, a Previdência Social reforça o importante papel de distribuidora de renda no país.

De acordo com informações da Previdência Social, no Rio Grande do Norte, a maioria dos 167 municípios sobrevive dos benefícios pagos pelo INSS e são os aposentados e pensionistas que mantém a economia dessas cidades. Em algumas delas, os dias de pagamento do INSS é que garantem a circulação do dinheiro. Nas agências bancárias e nos Correios, onde muitos recebem os pagamentos, o movimento também aumenta nesse período.

No cenário nacional, a situação se repete. Em 2012, em 71,8% dos municípios brasileiros, o valor mensal repassado pela Previdência Social com pagamento de benefícios foi superior ao repasse feito pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, Manoel Cândido, o pagamento dos benefícios do INSS é de muita importância para o trabalhador rural. “O pagamento da Previdência Social é um dos mais importantes programas de distribuição de renda do Brasil”, afirma.

Pagamento – De acordo com a Tabela de Pagamento de Benefícios, na quinta-feira (24), receberam aqueles que possuem benefícios de até um salário mínimo e possuem cartão de final 1. Dia 25, recebem os com cartão de final 2.  Dia 28, final 3; dia 29, final 4 e dia 30, final 5. Dia 1°de maio é feriado nacional e não há pagamento. No dia 2 continua o pagamento para quem tem cartão com final 6. Dia 5, os de final 7. Dia 6, final 8; dia 7, final 9 e dia 8 de maio, os benefícios com final zero.

Os que recebem mais do que o piso, tem dois números finais de cartão por dia: finais 1 e 6, dia 2; finais 2 e 7, dia 5; finais 3 e 8, dia 6; finais 4 e 9, dia 7 e finais 5 e zero, dia 8 de maio.

SCS/RN

 

Voltar para o topo