RÁDIO PREVIDÊNCIA: Previdência atenderá 40 áreas indígenas neste semestre

Publicado: 12/03/2014 16:26
Última modificação: 12/03/2014 16:27

LOC/REPÓRTER: Quarenta áreas indígenas localizadas em 19 municípios do estado do Amazonas terão atendimento previdenciário até o dia 25 de junho. Equipes do INSS estão a bordo, desde o último final de semana, de três embarcações do Pronto Atendimento Itinerante, o PAI, do governo do estado. Os barcos Puxirum, Puxirum II e Zona Franca Verde irão atender as comunidades residentes na calha dos rios Purus, Juruá, Javari, Alto e Médio Solimões, regiões conhecidas por concentrar boa parte da população indígena do Amazonas.

A ação complementa o atendimento móvel flutuante realizado pelo PREVBarco I do Amazonas, que hoje se encontra no Rio do Juruá. Os indígenas são considerados pela Previdência Social como segurados especiais, que são os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar como pescadores artesanais, parceiros, meeiros.

Esses segurados têm o atendimento itinerante como único meio de acesso ao reconhecimento de seus direitos previdenciários, pois moram em comunidades remotas e muitos não têm condições físicas ou financeiras de realizar longos deslocamentos. Sem essas embarcações, os ribeirinhos teriam que comparecer a uma unidade terrestre instalada em algum centro urbano, em viagens cujos deslocamentos podem chegar a várias semanas de barco. Para conhecer o roteiro das três unidades do Pai visite o blog da Previdência na internet. O endereço é: blog.previdencia.gov.br.

De Brasília, Ana Carolina Melo