ATENDIMENTO: Experiência do fim das filas no INSS é apresentada no Gestão em Destaque, no Ministério do Planejamento

Publicado: 11/03/2014 13:07
Última modificação: 29/10/2014 18:42
Ministro Garibaldi parabeniza gestão do INSS com a Sala de Monitoramento

Ministro Garibaldi parabeniza gestão do INSS com a Sala de Monitoramento

 

Da Redação (Brasília) – O Programa de Gestão do Atendimento no INSS e o fim das filas nas Agências da Previdência Social. Esse foi o tema do quinto encontro do ciclo de eventos Gestão em Destaque desta terça-feira (11). no Ministério do Planejamento,  Orçamento e Gestão (MPOG). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como foi criado e implantado o projeto que promoveu a excelência no atendimento ao cidadão, simplificou rotinas de trabalho, implementou o modelo de gestão mais participativo com foco nos processos e nos resultados, além da valorização dos servidores.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que – apesar de não ter feito parte da equipe que criou o agendamento eletrônico, ferramenta que modernizou e aprimorou o atendimento previdenciário – “é importante parabenizar tanto os que ensinaram quanto os que aprenderam a gerir o INSS dessa forma inédita”.

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas recordou os desafios na fase de implementação do agendamento eletrônico: “tínhamos que mudar a cultura não só em Brasília. Viajamos todo o Brasil para reunir os servidores do INSS e falar sobre as mudanças no atendimento”. Ele acrescentou que chegou a viajar ao exterior para estudar os modelos de Previdência Social em todo o mundo.

Exterior – Já o secretário-executivo da Casa Civil, Valdir Moysés Simão, ex-presidente do INSS, enfatizou que “a ousadia deve fazer parte do cotidiano dos gestores, tendo sempre o compromisso com o cidadão como missão para todos nós”.

Durante o Gestão em Destaque, Carlo Eduardo Gabas também mostrou aos participantes como funciona a Sala de Monitoramento do INSS. A ferramenta, desenvolvida pelos próprios servidores do instituto, possibilita acompanhar em tempo real o atendimento nas 1.449 agências da Previdência Social espalhadas em todo o país. Com isso, houve uma redução significativa no tempo de concessão de benefícios e na análise de processos, por exemplo.

 

Conceitos – Gestão em Destaque é um ciclo de eventos que pretende disseminar conceitos e iniciativas e ampliar a compreensão dos servidores públicos sobre as ações de modernização da gestão que têm sido empreendidas pelo governo federal. Para isso, traz sempre a apresentação da experiência por um de seus protagonistas e um comentarista convidado, além de abrir o debate com o público.  (Ascom/MPS)