RÁDIO PREVIDÊNCIA: Agência da Previdência Social chega a São Gabriel da Cachoeira / AM

Publicado: 06/02/2014 17:41
Última modificação: 03/09/2015 14:30

REPÓRTER: Mais de 20 etnias indígenas e trabalhadores ribeirinhos serão beneficiados com a inauguração, nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, de uma Agência da Previdência Social  no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O município possui 80% de sua população formada por indígenas.

Estima-se que a quantidade de atendimentos mensais da nova agência será em torno de 2.500 para todos os tipos de serviços da Previdência, além de 76 perícias médicas e 76 atendimentos do serviço social. Antes da instalação da unidade, os segurados locais eram atendidos em uma Agência da Previdência Social, em Manaus, na capital amazonense, distante mais de 852 quilômetros da localidade.

Para minimizar essa dificuldade e enquanto se aguardava a instalação de uma unidade da Previdência Social no município, o INSS realizava atendimentos pela Unidade Flutuante da Previdência Social, o PREVBarco ou, ainda, por intermédio de convênio com o Governo do Estado do Amazonas, em embarcações do Projeto Pronto Atendimento Itinerante, o Pai

A Agência da Previdência Social de São Gabriel da Cachoeira é a quarta unidade do INSS a ser entregue pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social, o Pex. O plano pretende ampliar o atendimento previdenciário em cidades de pequeno e médio porte pelo país.

De Brasília, Ana Carolina Melo