EDUCAÇÃO: Vencedores do Concurso de Redação recebem a premiação em Brasília (DF)

Publicado: 19/02/2014 13:11
Última modificação: 19/02/2014 13:17
O ministro Garibaldi Filho, os vencedores do Concurso de Redação da Previdência Social, seus familiares e professores na cerimônia no MPS

O ministro Garibaldi Filho, os vencedores do Concurso de Redação da Previdência Social, seus familiares e professores na cerimônia no Ministério da Previdência Social. Foto: Nicolas Gomes

Da Redação (Brasília) – Os três primeiros colocados no concurso de redação promovido em comemoração aos 90 anos da Previdência Social foram premiados na manhã desta quarta-feira (19), em Brasília (DF). Os alunos e seus respectivos professores receberam um tablete das mãos do ministro Garibaldi Alves Filho, da representante do Ministério da Educação (MEC), Cristina Thomas de Ross e da representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Margarida Lopes de Araújo.

A inspiração dos alunos para escrever as redações veio de diversas fontes: pesquisas, internet e até de vivências pessoais. “Eu me inspirei na história do meu pai, que é mestre de obras. Há alguns anos ele se acidentou e ficou um tempo sem trabalhar. Eu acabei pegando a história, adaptei e fiz a redação”, relata a vencedora do concurso, a aluna da Escola Estadual Júlio França Antônia Ianka Rocha Nascimento. Segundo seu professor, José Antônio da Silveira, além de ser muito estudiosa, Ianka lê muito em casa, na cidade cearense de Bela Cruz. “Foi uma premiação merecida”, comemora.

Em sua redação, a estudante narra a história de um pedreiro fictício que sofre um acidente e que fica dependente da ajuda de amigos e familiares – muitos deles segurados da Previdência – durante o tempo em que não pode trabalhar, já que não era segurado da Previdência Social.  Antônia conclui seu texto afirmando que o personagem “aprendeu a lição” e que agora vai se filiar à Previdência. A redação foi avaliada com 59,75 pontos, de um total de 60 pontos possíveis.

Já o segundo colocado, Oswaldo Lorenço Brito Costa, concorreu com uma dissertação. “O professor também ajudou bastante, falou da história da Previdência Social e direcionou um pouco a nossa pesquisa”, explicou. Para o professor Adriano Mendes dos Santos, o segredo para escrever bem é acreditar em si mesmo e ler bastante. “Foi uma agradável surpresa para a escola. Esse prêmio vai dar uma alavancada inclusive nos outros alunos”, comemora. Oswaldo Costa e Adriano Santos são do Colégio XX de Novembro, de Auriflama (SP).

O Ministério da Previdência Social recebeu 6.054 redações de alunos do ensino médio de todas as regiões do país, número que superou as expectativas da instituição. Os critérios de avaliação levaram em consideração a originalidade na abordagem do texto, pertinência temática, coesão e coerência das ideias, além de correção gramatical. A comissão julgadora foi responsável pela escolha das dez melhores redações, que darão origem à edição da Coletânea de Redações da Previdência Social.

Para os professores, o concurso de redação, que teve como tema “Qual é a importância da Previdência Social para o seu futuro”, fez com que os alunos se conscientizassem mais a respeito da importância da Previdência Social. “Houve um processo de desmistificação. Quando se falava em Previdência, todos só pensavam em aposentadoria. Depois do concurso os alunos passaram a ver a Previdência também como um “seguro”, afirmou Maxsandro Ferreira Soares, professor da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (MG), onde o aluno Moisés Barbosa de Andrade, terceiro colocado no concurso, estuda.

Para Cristina Ross, representante do MEC na cerimônia nesta quarta-feira (18),  concursos como o de redação realizado pelo Ministério da Previdência Social são de fundamental importância para estimular o aprendizado e o interesse do aluno a ler e escrever, além de informá-los sobre políticas e serviços a que têm direito como cidadão e que são oferecidos pelo governo brasileiro.  (Talita Lorena e Camilla Andrade)

 

Informações para a Imprensa:

(61) 2021-5109

Ascom/MPS