91 ANOS: Previdência inaugura agência em Capão do Leão (RS)

Publicado: 24/01/2014 14:47
Última modificação: 03/09/2015 14:30

Unidade é entregue à cidade no aniversário de 91 anos da Previdência Social

De Capão do Leão (RS)- A Previdência Social celebra hoje (24) dois momentos muito especiais: o seu aniversário de 91 anos e a inauguração da primeira unidade fixa de atendimento em Capão do Leão, município situado a 20 quilômetros de Pelotas, na região Sudeste do Rio Grande do Sul. Construída pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), a nova casa do trabalhador brasileiro beneficia também os moradores de Morro Redondo, Cerrito e Pedro Osório, alcançando mais de 30 mil pessoas.

A agência de Capão do Leão foi inaugurda hoje pelo coordenador-geral de Controle e Avaliação do INSS Mário Galvão editada. Divulgação INSS. Foto: Ilca Guerra

A agência de Capão do Leão foi inaugurda hoje pelo coordenador-geral de Controle e Avaliação do INSS Mário Galvão editada. Foto:Ilca Guerra

A recém-inaugurada Agência da Previdência Social (APS) é responsável, agora, pela manutenção de 5 mil benefícios, o que corresponde ao pagamento mensal de R$ 3,9 milhões. Nela, os segurados encontram todos os serviços previdenciários em uma estrutura ampla, moderna e confortável. A previsão inicial é de que a unidade realize, em média, 2,5 mil atendimentos por mês.

Além de duas salas de perícia médica e sete posições de atendimento, o imóvel é equipado com detector de metais, rampa de acesso e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência e identificação em braile. A APS está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O endereço é Rua Narciso Silva 2.220, Centro.

Com a nova agência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece economia de tempo e maior conforto aos habitantes de Capão do Leão e municípios vizinhos, que não precisam mais percorrer 20 quilômetros ou mais até Pelotas (RS) para requerer os benefícios previdenciários. A construção da APS custou R$ 1,3 milhão à Previdência Social. O terreno foi doado pela prefeitura da cidade.

A entrega à população foi realizada às 11h desta sexta-feira, pelo coordenador-geral de Controle e Avaliação do INSS, Mário Galvão (foto), e pela superintendente-regional Sul do Instituto, Raquel Marshall Gadea. A solenidade ainda contou com a presença do gerente-executivo do INSS em Pelotas, Amarildo de Lemos Garcia, e do prefeito de Capão do Leão, Cláudio Vitória.

A unidade está subordinada à Gerência-Executiva do INSS em Pelotas (RS), que coordena também o atendimento ao público realizado por outras dez agências no Rio Grande do Sul: nos municípios de Bagé, Camacuã, Canguçu, Jaguarão, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Tapes e Pelotas, onde há ainda uma Agência de Demandas Judiciais.

Expansão –  Com a inauguração em Capão do Leão, o INSS alcança a marca de 26 unidades abertas na Região Sul através do Plano de Expansão da Rede de Atendimento. O PEX está aproximando a Previdência Social de milhões de brasileiros, ao levar os serviços previdenciários a cidades que não dispõem de uma APS e têm população superior a 20 mil habitantes.

 

Informações para a Imprensa

Maria Lúcia Olicheski

(51) 3208-5341/5346

ACS INSS/RS