EXPANSÃO:Ilha do Marajó/PA ganha agência do INSS

Publicado: 18/10/2013 17:52
Última modificação: 18/10/2013 17:52

 

 

APS São Sebastião

Unidade irá atender população de cinco municípios. Foto: Rosangela Merabet

De Brasília (DF)- A população de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, no Pará, irá contar com uma Agência da Previdência Social (APS), onde poderá ter reconhecidos os seus direitos previdenciários. A nova unidade de atendimento fica ao sul do arquipélago e entregue ao público nesta sexta-feira (18). A APS irá atender  as populações dos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Muaná, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará. Inicialmente, serão mantidos 2.263 benefícios, transferidos de outras localidades.

Esta é a sétima APS inaugurada pelo Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do Instituto Nacional do Seguro Social no Estado do Pará. O programa já entregou ao público do estado APS nos municípios de Xinguara, Ourilândia do Norte, São Geraldo do Araguaia, Goianésia do Pará, Vigia de Nazaré e Viseu.

A agência – Orçada em R$ 1.067.551,45, a APS foi construída com R$ 20 mil a menos que o previsto. Possui uma área de 330 metros quadrados, sete guichês de atendimento, duas salas para perícia médica, saída de emergência e acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.

A nova unidade de atendimento está equipada com modernos equipamentos interligados em rede com os sistemas corporativos da instituição, o que permite o atendimento com maior rapidez. Será operada por uma chefe e mais três técnicos do Seguro Social.

 O município – São Sebastião da Boa Vista está localizado ao sul do arquipélago do Marajó, norte do Pará, tem 22.890 habitantes segundo dados de 2010 do Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística (IBGE) e cobre uma área de 1.329 quilômetros quadrados. É distante de Belém 174 quilômetros em linha reta, mas o acesso é hidroviário e fica distante 94 milhas naúticas. A agência faz parte da jurisdição da Gerência-Executiva do INSS Belém.

Informações para a imprensa

José Eduardo Formosinho e Rosangela Merabet

(61)3319- 2646

ACS/SR-V e SCS/PA