ATENDIMENTO: Previdência inaugura duas agências no Ceará

Publicado: 28/06/2013 16:26
Última modificação: 03/09/2015 14:31

Foram entregues à população as unidades de Morada Nova e Limoeiro do Norte

Da Redação (Brasília) – “Era um sofrimento ter que ir até Russas para ser atendido. Quando viajava no final da tarde, porque tinha que trabalhar, a pessoa não tinha como voltar. Não havia transporte, a gente era obrigado a passar a noite fora de casa.”. O depoimento é de Raimundo Nonato Maia, 73 anos, que na manhã desta sexta-feira (29) participou da inauguração da Agência da Previdência Social de Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará. À tarde foi entregue à população a unidade de Limoeiro do Norte, também no Ceará.

Inaugurada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a APS Morada Nova vai beneficiar também o município de Ocara, atendendo a uma população total de 80 mil pessoas. A agência cumpre o objetivo de interiorizar e descentralizar a rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aproximando os serviços previdenciários de todos os brasileiros. Desde os anos 1970, a região de Morada Nova dependia do município de Russas para ter acesso aos serviços previdenciários.

“Essa realidade, que ainda se repete em outras cidades do país, está mudando, graças à parceria do governo federal com o Congresso, prefeituras e câmaras municipais”, afirmou o ministro Garibaldi Alves Filho. Nesse trabalho em conjunto, a prefeitura doa o terreno, a câmara municipal aprova a doação, os parlamentares federais alocam recursos para a construção da agência por meio de emendas ao Orçamento, e o Ministério da Previdência completa o dinheiro necessário para a finalização da obra e providencia equipamento, mobiliário e pessoal para a agência.

Chamado de Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), esse programa tem como objetivo a implantação de 720 novas Agências da Previdência Social (APS) em todo o país, em municípios que possuem mais de 20 mil habitantes e não contam com uma unidade fixa do INSS. A intenção é aproximar a Previdência Social dos cidadãos, evitando que os segurados percorram grandes distâncias para ter acesso a todos os serviços previdenciários.

Segundo o ministro, o PEX busca garantir o melhor atendimento possível, com dignidade. “Até porque, a função da Previdência não é distribuir benefícios, mas reconhecer os direitos dos cidadãos”, observou. A inauguração reuniu cerca de 500 pessoas, e teve a presença de autoridades do estado do Ceará, como os senadores José Pimentel, ex-ministro da Previdência Social, e Eunício Oliveira. A unidade de Morada Nova foi construída em terreno doado pela prefeitura e segue padrão determinado para a modernização do atendimento e recepção dos segurados. A Previdência paga, no município 2.759 benefícios urbanos e 11.688 benefícios rurais, totalizando mais de R$ 9 milhões. (Roberto Homem).