TECNOLOGIA: Unidade da DATAPREV em Natal contribuirá para o desenvolvimento do SIGEPE

Publicado: 05/04/2013 13:00
Última modificação: 05/04/2013 13:00

Sistema substituirá no SIAPE na gestão da folha de pagamentos do funcionalismo federal

De Natal(RN) – O principal projeto que será executado na Unidade de Desenvolvimento de Software da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) – inaugurada em Natal (RN) nesta sexta-feira (5) pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho – será o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE). Essa ferramenta tecnológica substituirá o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), utilizado na gestão da folha de pessoal do funcionalismo público.

O SIGEPE está sendo criado por um consórcio que envolve a DATAPREV, o Serviço de Processamento de Dados (SERPRO) do Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O Boletim Estatístico de Pessoal do SIAPE referente a janeiro de 2013 apontou que o sistema processa e controla o pagamento de cerca de 1,9 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas em 209 órgãos da Administração Pública Federal direta, instituições federais de ensino, ex-territórios federais, autarquias, fundações e empresas públicas.

“A transição de um modelo para outro deverá ocorrer nos próximos cinco anos. Para ajudar nessa tarefa, a nossa expectativa é que até dezembro sejam contratados mais 90 profissionais de Tecnologia da Informação para trabalhar nessa Unidade de Natal”, antecipa o ministro Garibaldi Alves Filho. A equipe da Unidade de Desenvolvimento de Software da DATAPREV Natal será composta inicialmente por 52 analistas de TI. Eles foram aprovados no concurso público de 2011, vindos de estados como Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba.

Criadas em 2006, as Unidades de Desenvolvimento de Software contribuíram para aumentar a capacidade produtiva da DATAPREV no atendimento a novas demandas e na conquista de novos clientes. Além dessa unidade de Natal, já existem outras instaladas no Rio de Janeiro, em Fortaleza, João Pessoa e Florianópolis. A inauguração da unidade – que ocupa o 4º e 5º andares do edifício-sede do INSS em Natal – contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Previdência e presidente do Conselho de Administração da DATAPREV, Carlos Eduardo Gabas; do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Sales e do presidente da DATAPREV, Rodrigo Assumpção.

Agências – Durante a inauguração, o ministro Garibaldi Filho destacou que a Previdência não está investindo apenas em tecnologia para aprimorar os serviços que oferece a população. “Também temos procurado investir no nosso corpo de servidores, não apenas oferecendo cursos de qualificação, mas ampliando o quadro de pessoal”, declarou. Nessa semana a Presidência da República autorizou a convocação de 1500 Técnicos do Seguro Social e 300 Peritos Médicos Previdenciários. No Rio Grande do Norte serão preenchidas 21 vagas de Técnico do Seguro Social, todas para a Gerência-Executiva de Mossoró.

A Previdência Social também está aplicando recursos na melhoria e ampliação da rede física de Agências da Previdência Social. Na segunda-feira (8) o ministro entrega uma agência em Pinheiros, no Espírito Santo. No Rio Grande do Norte, até o final do ano deverão ser inauguradas as novas unidades de Canguaretama, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. Essas APS fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 unidades em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não dispõem de agências.

Voltar para o topo