INTERNACIONAL: Ministros do Brasil e Japão debatem acordo previdenciário

Publicado: 30/04/2013 12:44
Última modificação: 30/04/2013 12:44

Acordo Brasil-Japão está em vigor desde março de 2012

Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, reuniu-se com o vice-ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Kenya Akiba, nesta terça-feira (30), para tratar de questões pertinentes à operacionalização do Acordo de Previdência Social entre o Brasil e o Japão, em vigor desde 1° de março de 2012. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, participaram do encontro ocorrido no Ministério da Previdência Social, em Brasília.

Garibaldi Alves Filho afirmou que a Previdência Social do Brasil e a do Japão possuem desafios muito semelhantes e que a troca de experiências pode ser muito produtiva. Segundo o ministro, o Brasil pretende algum dia alcançar a universalização da cobertura previdenciária, que já é realidade no Japão, e que a inclusão social atual está com a atenção especial aos trabalhadores autônomos, empreendedores individuais, empregados domésticos, mulheres e donos de casa.

Após agradecer todo o apoio dado pelo Brasil para o enfrentamento do terremoto e desastre nuclear ocorrido no Japão em 2011, o vice-ministro Kenya Akiba disse que o Japão está especialmente empenhado para enfrentar o desafio do envelhecimento da população japonesa. Segundo ele, espera-se que a população do Japão reduza, dos quase 130 milhões atuais, para número próximo aos 80 milhões, nas próximas cinco décadas.

Informações para a Imprensa
Rafael Toscano
(61) 2021-5109
Ascom/MPS

Voltar para o topo