PLANO DE EXPANSÃO: Previdência Social já inaugurou 114 agências no Nordeste

Publicado: 25/02/2013 15:28
Última modificação: 03/09/2015 14:37

Até abril serão inauguradas 7 novas agências no estado do Piauí

Da Redação (Brasília)- A Previdência Social já entregou 238 agências novas em todo o país. Só na região Nordeste foram inauguradas 114 unidades e ainda está previsto a entrega de mais 225 agências às populações de pequenos municípios na região. A abertura dessas agências faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) que prevê a construção de 720 unidades da Previdência Social em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não possuam agências. O objetivo do programa é expandir o atendimento previdenciário e ficar mais próximo da população. Em muitos municípios brasileiros, os segurados precisam percorrer até mais de 80 quilômetros para serem atendidos numa agência da Previdência Social.

“ Um dos grandes desafios da Previdência Social nestes 90 anos tem sido levar o acesso dos serviços para os segurados. Neste ponto, o Plano de Expansão representa, a partir da criação de novas agências, a ampliação da rede de atendimento e dos canais de acesso. A nossa pretensão é chegar em 1.830 o número de municípios que possuam agência e assim garantir o acesso do cidadão aos serviços da Previdencia”, afirma a diretora de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cinara Wagner Fredo.

As novas agências do INSS estão sendo equipadas com dispositivos de segurança, acesso facilitado para portadores de deficiência e sinalização interna. São prédios climatizados, com amplos espaços e que recebem também novos móveis e equipamentos de informática. Além disso, novos servidores do último concurso do INSS estão sendo convocados para trabalhar nas agências.

Na região Sudeste já foram inauguradas 67 unidades, no Centro-Oeste 25 unidades, no Sul 19, e no Norte 13. O investimento da Previdência Social para a construção das 720 agências do PEX é de R$ 616.586.440,77.

Piauí– Sete novas agências da Previdência Social serão inauguradas no Piauí até o final de abril deste ano. As novas unidades vão beneficiar os habitantes dos municípios de Altos, Batalha, Cocal, Esperantina, Luis Correia e Piracuruca e Canto do Buriti. Com a inauguração das novas agências, o estado passa a contar com 31 unidades fixas do INSS, cinco na capital e 26 no interior. Atualmente o Piauí possui 24. Segundo o gerente-executivo do INSS, em Teresina, Carlos Augusto Viana, todas as agências a serem inauguradas no Piauí já estão prontas. Com a construção, equipamento e mobiliário de cada unidade, a Previdência gastou mais de R$ 1,2 milhão. De acordo com Carlos Viana, o investimento feito pela Previdência vale a pena porque as novas unidades do INSS vão ajudar a reduzir as demandas nas agências já existentes e o atendimento aos segurados vai melhorar.

Quando todas as 31 unidades fixas do INSS estiverem em funcionamento, a capacidade de atendimento do Instituto no Piauí será ampliada em mais de 25% em relação à situação atual. Mais de 500 mil pessoas vão ser beneficiadas.

Informações para a imprensa
Ligia Borges
(61) 2021-5779
Ascom/MPS

Luiz Brandão
(86)3215-3005
ACS/INSS/PI

Voltar para o topo