ATENDIMENTO: INSS inaugura agência em São Geraldo do Araguaia

Publicado: 19/12/2012 11:29
Última modificação: 03/09/2015 14:40

Já receberam novas agências os municípios de Ourilândia do Norte, Xinguara, Vigia e Goianésia do Pará

De Belém (PA): O município de São Geraldo do Araguaia, região sudeste do estado do Pará, recebe, nesta quarta-feira (19), uma nova Agência da Previdência Social (APS). A unidade faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que prevê o a construção de 720 agências em todo Brasil, 74 delas no Estado do Pará.

O Gerente-executivo do INSS em Belém (PA), Silvio Vizeu, informou que esta é a quinta unidade entregue à população paraense dentro do Plano de Expansão da Rede de Atendimento. Os outros municípios que já receberam as suas agências foram Ourilândia do Norte, Xinguara, Vigia e Goianésia do Pará, inaugurada na terça (18).

O investimento na APS São Geraldo do Araguaia foi de R$ 822 mil. A unidade conta com uma sala para o gerente, uma para suporte, duas salas de pericia médica e outra interna para os servidores, além de sete guichês de atendimento, distribuídos em uma área de 330 metros quadrados.

Com uma população de 25,5 mil habitantes e com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,691, São Geraldo do Araguaia fica distante 830 km da capital, Belém. Tem como principal atividade econômica o comércio com a cidade vizinha de Xambioá, no Estado do Tocantins.

O INSS paga, no município, 2.975 benefícios, no valor de R$ 2,9 milhões. Além da população de São Geraldo do Araguaia, a nova unidade vai atender também aos moradores município de Piçarra, alcançando assim 38 mil pessoas beneficiadas.

O Prefeito municipal Jorge Barros de Alencar, autoridades municipais e administrativas da Gerência-Executiva do INSS Belém confirmaram a presença durante a inauguração.

(SCS/PA)