INSS alerta segurados para evitar golpes

Publicado: 10/10/2012 09:45
Última modificação: 30/10/2014 16:30

De São Paulo – Os aposentados e pensionistas devem ficar bastante atentos para não caírem em golpes de estelionatários. Esses criminosos sempre usam argumentos como pagamentos de valores atrasados, revisão de benefício, etc, para tentar tirar dinheiro do aposentado.

Um exemplo disso pode estar ocorrendo no interior de São Paulo, em Lorena, na região de Taubaté. O INSS de Lorena tem sido procurado por aposentados que receberam uma carta informando que eles teriam direito a um pecúlio, no valor de alguns milhares de reais.

Quanto a isso, o INSS esclarece que essa carta não foi feita pela Previdência Social nem se refere a valores que tenham de ser pagos por ela. Dessa forma, é importante que os beneficiários sempre desconfiem desse tipo de abordagem, seja por meio de telefonema, correspondência ou pessoalmente.

No caso específico da cidade de Lorena, a correspondência enviada aos aposentados também é suspeita por não fornecer número de telefone fixo, mas apenas alguns números de celular. Além disso, a carta foi enviada por uma empresa identificada como Banco da Previdência de Brasília, sobre o qual não existe nenhum registro na Internet. Nessa situação, portanto, o beneficiário deve desconfiar e, se for o caso, denunciar à polícia e à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135.

Voltar para o topo