BENEFÍCIO: Aposentado recebe pagamento que havia perdido num shopping em Salvador

Publicado: 17/10/2012 09:37
Última modificação: 30/10/2014 16:19

Segurado perde R$ 770 e, depois de um mês, recebe o dinheiro de volta

De Salvador (BA) – Exemplo de uma atitude cidadã vem de Salvador (BA), mais especificamente na Agência da Previdência Social Bonfim. A segurada Eliane Carvalho encontrou R$ 770 de um beneficiário da Previdência Social num shopping e, há um mês, procurava o dono do dinheiro para devolver a importância. “Estava no shopping, esperando pelo meu esposo. Quando vi cair um envelope sujo, mas que chamou minha atenção. Ao pegar, percebi que estava cheio de dinheiro. Tomei um susto!”. É assim que Eliane Carvalho descreve a reação que teve naquele dia. A cidadã tentou ir atrás do dono do envelope, mas não o alcançou, “só deu tempo notar que ele estava com uma camisa vermelha. Minha consciência mandava devolver o dinheiro o tempo todo”, diz Eliane Carvalho, que também é segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aposentada por tempo de contribuição, a segurada conta que junto com o dinheiro estava um comprovante com o número da conta e do banco. Ela foi até a agência do Banco do Brasil, e foi informada que a conta é exclusiva para recebimento de benefício do INSS.

Vendo a aflição da esposa, José Maria de Carvalho se empenhou na busca pelo beneficiário, tendo como pistas o número do benefício e o código da agência bancária. O casal ligou para a Central 135, falou com a Corregedoria, fez uma busca até chegar à Agência da Previdência Social Bonfim, no Centro de Salvador, onde a técnica do Seguro Social Jorene Cavalcanti, fez uma pesquisa nos sistemas e identificou José de Oliveira, o dono do dinheiro.

No banco de dados do INSS não constava o número de telefone do segurado para contato, então o chefe da Agência da Previdência Social Bonfim, Délio Borges, enviou uma correspondência para o segurado José de Oliveira, mas não obteve retorno. Délio Borges lembra que, por esse e outros motivos, é importante manter o cadastro atualizado no INSS. “Diante das dificuldades, a solução foi bloquear o pagamento do mês de outubro para que o segurado comparecesse na agência”.

Assim ocorreu. O senhor José de Oliveira, ao notar o bloqueio do pagamento da aposentadoria por invalidez foi o mais rápido que pôde à Agência Bonfim. Após conversar com o gerente da unidade, entendeu a situação, agradeceu, teve o pagamento de outubro desbloqueado e acertou a data para para receber o dinheiro, até então dado como perdido, das mãos do casal Carvalho. “Muito obrigado! Agradeço a Deus por existirem pessoas como vocês!”. O ato da entrega foi registrado, teve assinatura de ambas as partes em declaração, o valor foi conferido. Para o casal ficou a certeza da importância de fazer o que considera ser uma atitude cidadã.

Mais informações:

ACS/BA
(71) 3319-4725