COMBATE ÀS FRAUDES: Força-Tarefa Previdenciária desarticula esquema fraudulento em Santa Maria /RS

Publicado: 12/06/2012 11:43
Última modificação: 31/10/2014 15:27

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão

De Santa Maria (RS) – Trabalho realizado pela Força-Tarefa Previdenciária (Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal) resultou na operação Alimenta, que está sendo realizada em Santa Maria (RS), na manhã desta terça-feira (12), com a finalidade de desarticular sistema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Uma ocupante de cargo de chefia na Gerência Executiva daquela cidade já foi afastada das suas atividades.

O esquema estaria favorecendo empresários, mediante a inserção e alteração criminosa de dados nos sistemas de informática do órgão. A investigação, iniciada em novembro de 2011, revelou que a servidora promovia indevidamente a alteração de registros de acidente de trabalho para registros de doenças sem relação com a atividade desenvolvida pelo empregado na empresa.

Com isso, seria diminuído o valor da contribuição social devida pelo empresário ao INSS. Durante a análise de alguns casos específicos, foi constatado que a servidora responsável por essas alterações era proprietária de uma empresa especializada em medicina do trabalho e ocupacional, da qual os empresários beneficiados eram clientes.

A servidora pública ainda instruía os empresários beneficiados sobre como oferecer defesas contra autuações do INSS, as quais seriam por ela mesma julgadas.

Informações para a Imprensa
Ascom/MPS/PF
(55) 3218.9000
dpf.cm.sma.srrs@dpf.gov.br

Voltar para o topo