RÁDIO PREVIDÊNCIA: Acordo entre Brasil e Japão tem primeira aposentada

Publicado: 16/04/2012 15:11
Última modificação: 31/10/2014 16:17

Tempo de áudio – 1min1seg

Clique aqui

LOC/REPÓRTER: Uma segurada da Previdência Social que reside no Japão foi a primeira brasileira a se beneficiar com o Acordo previdenciário entre os dois países. A aposentadoria por idade foi concedida neste mês. A segurada contribuiu nove anos no Brasil e um pouco mais de cinco anos no Japão. Se o acordo não estivesse em vigor, a brasileira não teria direito ao benefício. Segundo o coordenador do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine, o acordo é um passo grande para os brasileiros que moram no Japão.

TEC/ SONORA: Coordenador do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Rogério Nagamine

“Sem dúvida é uma grande conquista para a comunidade brasileira que está no Japão trabalhando ou mesmo para aqueles que foram para o Japão e já voltaram”.

LOC/REPÓRTER: Desde que o acordo entrou em vigor, a gerência do INSS em São Paulo já registrou 20 requerimentos de benefícios formalizados no Instituto de Pensão Japonês e quatro no INSS. O objetivo principal do acordo é possibilitar aos cidadãos que trabalham no Brasil e no Japão o somatório dos períodos de cobertura nos dois países para que eles possam usufruir os benefícios previdenciários.

De Brasília, Rafael Toscano