OUVIDORIA: Relatório de atividades já está disponível na Internet

Publicado: 16/04/2012 09:00
Última modificação: 31/10/2014 16:17

Em 2011, a OUGPS recebeu um total de 184.964 manifestações

Da Redação (Brasília) – O Relatório de atividades de 2011 da Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS) já está disponível para consulta no site da Previdência Social (http://sa.previdencia.gov.br/site/arquivos/office/3_120413-104026-159.pdf). O documento apresenta um resumo das ações desenvolvidas pela OUGPS em 2011, trazendo dados como os tipos de manifestações recebidas, os canais de atendimento, o volume de manifestações, além de outros indicadores.

Em 2011, a OUGPS recebeu um total de 184.964 manifestações. Essas manifestações são classificadas em cinco tipos: elogios, sugestões, denúncias, reclamações e solicitações diversas. Em 2011, do volume de manifestações registradas 139.615 foram classificadas como reclamações, 25.451 denúncias, 5.210 elogios e 14.688 sugestões e solicitações diversas.

A maioria das manifestações recebidas pela OUGPS é feita por meio da Central 135. Em 2011, o canal foi responsável por 57% dos registros, o que corresponde a 106.314 manifestações. A facilidade de acesso da população a este canal explica esse volume de manifestações recebidas. Qualquer cidadão pode falar com a OUGPS por meio da Central 135, discando a opção 3 no menu, por um telefone público, fixo ou celular, 76.358 (41%) das manifestações foram realizadas pelo Auto-Atendimento via Internet e 2.292 (1%) por outros meios (PREVCartas, Disque-Denúncia, Agências e Unidades de Atendimento).

Histórico – A Ouvidoria-Geral da Previdência Social completou 13 anos de atividades em 2011. Criada em agosto de 1998, a OGPS se tornou a maior ouvidoria pública da América Latina e a mais antiga da administração direta, contabilizando um saldo de 2.148.266 manifestações cadastradas desde então.

Por ano, a OGPS recebe uma média de 153.448 manifestações cadastradas, o que corresponde a uma média mensal de 12.787 registros. Em 2011, das 184.964 manifestações recebidas, 65% foram respondidas diretamente ao cidadão, com um tempo médio de resposta de 4 dias.

Informações para Imprensa
Ligia Borges
(61) 2021-5779
Ascom/MPS

Informações para o cidadão
Central 135

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