INTERNACIONAL: MPS, MDS e FNDE discutem assistência com países árabes

Publicado: 13/01/2012 10:00
Última modificação: 05/11/2014 15:52

Combate à pobreza e à desigualdade social estão entre os objetivos

Da Redação (Brasília) – Está sendo realizada hoje (13), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a reunião preliminar dos Pontos Focais em Assistência Social da Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA). Estão sendo discutidos os objetivos do “Plano de Ação para Cooperação na Área do Desenvolvimento Social”, que ficou acordado na II Reunião dos Ministros de Assuntos Sociais e Desenvolvimento da ASPA, ocorrida, também na capital federal, em março de 2010.

O Ministério da Previdência Social apresentará as ações de cooperação técnica na área previdenciária que atualmente são realizadas com Paraguai, Moçambique e Timor-Leste, em que o Brasil atua no fortalecimento e modernização da Previdência Social desses países. Participam também da reunião, representando o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O “Plano de Ação para Cooperação na Área do Desenvolvimento Social” é composto por dois objetivos gerais e cinco objetivos específicos. Os objetivos gerais, que orientam os demais, são promover a implementação de políticas integrais de desenvolvimento social para combater a pobreza e as desigualdades, assim como promover a inclusão social de pessoas com deficiências e de grupos vulneráveis; e, ainda, contribuir para o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e melhores práticas nas políticas sociais que lidam com as questões acima citadas.

Ao final da reunião, serão debatidos os objetivos e a agenda da III Reunião dos Ministros de Assuntos Sociais da ASPA. A Cúpula América do Sul-Países Árabes, proposta pelo Brasil em 2003 e criada formalmente em 2005, reúne chefes de Estado e de Governo de 12 países sul-americanos e de 22 da região árabe. Além dos países, participam da Cúpula o Secretariado-Geral da Liga dos Estados Árabes (LEA) e a Secretaria-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Informações para a Imprensa
Rafael Toscano
(61) 2021.5481
Ascom/MPS

Voltar para o topo