RÁDIO PREVIDÊNCIA: CRPS completa 72 anos

Publicado: 08/12/2011 18:25
Última modificação: 03/09/2015 11:27

Tempo de áudio – 1min47seg

Ouça aqui

LOC/REPÓRTER: O Conselho de Recursos da Previdência Social, o CRPS, completou 72 anos comemorando o aumento na procura do segurado pela esfera administrativa. Quem comemora os números é o presidente Salvador Marciano, que está à frente do conselho há nove anos. Marciano destaca os avanços do CRPS nos últimos anos.

TEC/SONORA: Presidente do CRPS, Salvador Marciano

“Primeiro foi o aumento da quantidade de processos julgados. Nós partimos de cerca de 200 mil em 2003 para quase 500 mil em 2010. Em 2011, nós deveremos manter essa mesma quantidade de processos e também a melhoria da qualidade; sistemas de controle informatizado; foram nomeados vários conselheiros; criadas juntas de recursos no nordeste e uma série de outras atividades que desenvolveram o trabalho bem feito.”

LOC/REPÓRTER: O CRPS é composto por 29 juntas de recursos distribuídas por todo o Brasil e quatro câmaras de julgamento localizadas em Brasília. O secretário-executivo do ministério da previdência social, Carlos Eduardo gabas, destaca a importância do conselho para os segurados do INSS.

TEC/SONORA: Secretário-executivo do MPS, Carlos Eduardo Gabas

“O CRPS ao longo da sua história sempre teve um papel fundamental na preservação dos direitos dos segurados. É uma instância independente das unidades do INSS. Ela tem participação fundamental da sociedade, através de conselheiros representantes de sindicatos de empregados e de empregadores. Então tem um papel fundamental no reconhecimento do direito dos segurados.”

LOC/REPÓRTER: Em média, o conselho analisa 46 mil processos por mês. O segurado ou beneficiário que quiser recorrer de alguma decisão do INSS deve sempre procurar uma Agência da Previdência Social, por meio de agendamento na central 135 ou pela internet.

De Brasília, Daniel Dutra

Voltar para o topo