GESTÃO: Previdência Social é tema de debate em Curitiba

Publicado: 16/12/2011 16:00
Última modificação: 05/11/2014 16:00

Leonardo Rolim destaca trabalho feito para buscar alternativas para sustentabilidade do sistema

De Curitiba (PR) – “O ministério tem uma visão clara de que o sistema de Previdência Social brasileiro é um dos melhores do mundo, mas é necessário que se façam ajustes para uma realidade que está à nossa frente”. A afirmação é do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, que participou, nesta sexta-feira (16), do evento Previdência Social em Debate, promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).

Na ocasião, Rolim ressaltou que o Ministério da Previdência Social (MPS) tem buscado alternativas para a sustentabilidade da Previdência Social, como a estruturação de um Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos federais e também mudanças na legislação que rege o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), em relação ao fator previdenciário e às pensões por morte.

O secretário destacou que multiplicar o número de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos municípios brasileiros e torná-los mais transparentes e eficazes na gestão financeira de seus recursos é uma das propostas do MPS. Segundo Rolim, o ministério prepara ações de incentivo às prefeituras e estados, como a criação de padrões de certificação, assistência técnica, ampliação de fiscalização e implantação de sistemas como o CNIS/RPPS – o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social. (ACS/PR)

Voltar para o topo