RADIO PREVIDÊNCIA: Ministro abre fórum defendendo a criação de novos Regimes Próprios de Previdência

Publicado: 04/11/2011 16:52
Última modificação: 12/11/2014 15:06

Tempo de áudio – 1min59seg

Ouça o áudio

LOC/REPÓRTER: O ministro Garibaldi Alves Filho participou da abertura do fórum “Previdência Social em Debate”, realizado nesta sexta-feira, em Natal, Rio Grande do Norte. Durante seu discurso o ministro reforçou a importância da aprovação do projeto de lei 1992/07, que cria um que cria o fundo de previdência complementar para o servidor público federal e destacou também o empenho da sua gestão em incentivar a criação de novos Regimes Próprios de Previdência no país.

TEC/SONORA: Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

“O que tem que ser discutido é a possibilidade das prefeituras optarem por um Regime Proprio. Porque hoje muitas prefeituras contribuem para o INSS juntamento com os funcionários com uma aliquota maior do que essa que vai ser exigida pelos regimes próprios. Isso é a teoria, na prática, é preciso que cada prefeito examine o seu caso. Já há experiencias vitoriosas, a experiencia de Dr. Severiano que com certeza eu quero levar daqui aos participantes, a experiencia de São Gonçalo, que é outra experiencia vitoriosa, e assim cada prefeito vai fazer a sua opção. Cada funcionário vai ouvir do prefeito, depois dele dialogar aqui ele vai dialogar com os funcionários. Isso tem que ser uma decisão tomada dentro de um pacto, entre o governo municipal e os funcionários”.

LOC/REPÓRTER: Temas como a sensibilização à criação de novos regimes próprios de previdência social, o papel da previdência nas políticas de envelhecimento e a inclusão no mercado de trabalho da pessoa com deficiência atrairam mais de 100 prefeitos para o evento, realizado no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De Brasília, Natália Oliveira.