Previdência quer conceder parcelamentos on line

Publicado: 01/12/2000 09:46
Última modificação: 27/08/2015 09:09

Sistema mais ágil vai desburocratizar rotinas e contribuinte obtém o deferimento de seu pedido de parcelamento em único atendimento

Da Redação (Brasília) com enviado especial – preocupada com a existência de uma complexa rotina de procedimentos para concessão de parcelamentos de débitos na esfera administrativa, a linha de cobrança do INSS está propondo a simplificação dessa burocracia, criando o parcelamento on line. A Coordenação Geral de Cobrança quer que o contribuinte obtenha o deferimento de seu pedido de parcelamento em único atendimento e dessa forma aumentar a recuperação dos créditos.

Para os parcelamentos de confissões espontâneas, a coordenação vai instituir, em 2001,além do parcelamento nas agências, o serviço virtual, via disquete ou Internet, com instruções, campos para cadastramento da empresa, base de cálculo, valores devidos com batimento da Gfip e outras situações afins.

Ainda para confissões espontâneas, o contribunte poderá fazer consulta na página da Previdência Social dos débitos da empresa, e a simulação do valor da dívida de acordo com o número de parcelas, para que escolha a melhor forma de pagamento. Será permitida a emissão da Guia com a concessão e deferimento automático do parcelamento após pagamento e apropriação on line da primeira parcela. A coordenação também vai criar rotinas para geração de relatórios de acompanhamento dos parcelamentos concedidos on line.

Voltar para o topo