Trabalhadores pedem benefícios do INSS sem sair do trabalho

Publicado: 30/11/2000 13:07
Última modificação: 30/10/2014 16:18

Convênio com a Previdência instala unidade de serviço de atendimento na empresa

Da Redação (Brasília) – Mais de 820 mil trabalhadores brasileiros não precisam mais sair dos seus locais de trabalho para requerer benefícios ao INSS. É o projeto Prisma Empresa, que monta unidades do Instituto nas empresas conveniadas com a Previdência Social, atendendo aos seus empregados com maior rapidez e segurança.

A chefe da Divisão de Acordos e Convênios do INSS, Rosane Alvarenga Mesquita Resende, explica que o projeto traz vantagens também para as empresas, que evitam deslocamentos desnecessários de empregados, e para a Previdência Social, que deixa de receber uma quantidade razoável de pessoas nas suas agências. Hoje, existem 116 postos atendendo empregados de 183 empresas, beneficiando diretamente a 820.114 trabalhadores.

Para realizar o convênio Prisma Empresa com o INSS, o estabelecimento deve ter mais de quatro mil pessoas em seu quadro de pessoal. As que têm menor número de empregados, podem fazer um pool com outras e montar postos comuns.

São de responsabilidade das empresas o espaço físico, os equipamentos e as pessoas para atenderem os trabalhadores. O INSS implanta o sistema informatizado, treina os funcionários e supervisiona a concessão de benefícios, analisando os dados e conferindo os documentos.

Também existe o convênio comum para as empresas menores. Nesta modalidade, não é montado um posto na empresa. O INSS fornece o Disquete Previdência, onde um funcionário previamente indicado digita os dados dos empregados que estão solicitando benefícios, levando-o à Agência da Previdência Social juntamente com os documentos necessários. O INSS mantém, atualmente, três mil desses convênios.

Voltar para o topo