INSS acompanha atendimento bancário aos aposentados

Publicado: 30/11/2000 11:04
Última modificação: 30/10/2014 16:18

Equipe vai percorrer agências de Maceió e de outros 40 municípios alagoanos durante período pagamento de benefícios de dezembro

De Maceió (AL) – No período de pagamento de benefícios da Previdência Social, correspondente aos dez primeiros dias úteis do mês, uma equipe de servidores do INSS acompanha o atendimento dos bancos aos aposentados, pensionistas e aos demais beneficiários. Em dezembro, serão visitadas as agências bancárias de Maceió e de 40 municípios alagoanos do dia primeiro ao dia 15.

Esse acompanhamento é para verificar se o acordo firmado entre o Ministério da Previdência Social e a Febraban está sendo cumprido. Pelo acordo, os bancos devem abrir antes do horário normal para atendimento exclusivo aos aposentados; não ter filas externas, depois de aberto; atender, no máximo, em 30 minutos, e ter dinheiro disponível nos caixas para a retirada integral do benefício, inclusive nos caixas eletrônicos. Os beneficiários da Previdência Social recebem seus pagamentos através dos Correios, nas cidades que não possuem bancos.

Mais de 95% dos pagamentos aos beneficiários da Previdência Social em Alagoas são efetuados através de cartão magnético. O INSS enviou correspondência para os aposentados e pensionistas, que recebem a partir de quatro salários mínimos, para fazerem opção pelo recebimento em sua conta corrente. Essa forma de pagamento diminui os custos para o INSS, pois não paga a emissão de cartões magnéticos, e é mais cômoda para o segurado que, muitas vezes, recebe o dinheiro em um banco e tem que depositá-lo em outro.

Voltar para o topo