Alíquota do contribuinte individual é de 20%

Publicado: 27/11/2000 18:10
Última modificação: 05/11/2014 16:56

Se o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas poderá deduzir de sua contribuição mensal 45% da contribuição da empresa

Da Redação (Brasília) – A coordenadora geral de Cobranças do INSS, Liêda Amaral de Souza, acaba de informar que a alíquota de contribuição do segurado individual é de 20% e o recolhimento é feito pela GPS, a Guia da Previdência Social. Ela esclarece ainda que, se o contribuinte individual prestar serviço a uma ou mais empresas, poderá deduzir de sua contribuição mensal 45% da contribuição da empresa, efetivamente recolhida ou declarada, incidente sobre a remuneração que lhe foi paga ou ceditada, no próprio mês, limitada a 9% do respectivo salário de contribuição. A coordenadora participa do Seminário de Gestão de Arrecadação que está sendo realizado no Hotel De Ville, em Guarulhos/SP.

Liêda Amaral explica que, para efeito de declaração, considera-se a contribuição declarada e a informação prestada na Gfip, a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. Considera-se, ainda, a contribuição declarada fornecida pela empresa ao segurado, onde consta, além da identificação completa, o número no CNPJ, nome e número da inscrição do contribuinte individual, valor da retribuição paga e o compromisso de que esse valor será incluído na Gfip e efetivado o recolhimento da correspondente contribuição.

Voltar para o topo